terça-feira, março 07, 2006

 

Como é diferente a elite em Portugal (II)

Em Espanha, o banco central financia um think thank de política microeconómica e investigação aplicada (FEDEA) e uma escola de pós-graduação em Macroeconomia e Finanças que está no top 40 europeu de investigação, onde não há instituições portugueses, nem mesmo a Nova ou a Católica (CEMFI). Em Portugal, o banco central financia generosas pensões aos seus (ex) administradores e maravilhosos salários que são supostamente justificados para atrair os melhores (segundo ranking do primeiro ministro de turno). Como é diferente a elite em Portugal...

Comments:
A Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa tem a reputação, muito justa, de "jóia da coroa" da Universidade Nova de Lisboa. Repare-se que o argumento é relativo: «na» UNL (e, por maioria de razão..., no âmbito nacional). Eu estudo na Faculdade de Direito, mesmo ao lado da de economia. Este ano tenho feito algumas cadeiras, nalguns casos só assistir a aulas, na faculdade de economia. A amostra de ignorância, preguiça, rigidez mental e falta de intuição económica (espantem-se!) dos alunos, com as excepções habituais dos que são sempre bons, é aflitiva. Com raras excepções, nomeando o autor deste Blog (e não é graxa porque já fui aluno dele mas nunca mais serei), o corpo docente também é muito fraco.

Uma vez mais, uma lição sobre as instituições que temos e a luta incançável dos burocratas e dos velhos do restelo para expulsar a excelência - de uma vez por todas, por maor de Deus! - de Portugal.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?