quinta-feira, março 29, 2007

 

CGPJ forma os magistrados em novas tecnologias.

Outro bom exemplo para o CSM.

sábado, março 24, 2007

 

Dura Realidade (II)

E lá vamos sabendo a dura realidade do Ministério da Justiça. Suponho que outro assunto a varrer para debaixo do tapete depois já da terceira ou quarta reforma do apoio judiciário nos últimos anos!!

quinta-feira, março 22, 2007

 

A Direita Portuguesa

Curiosamente quando a RTP ressuscita Salazar, políticamente morto vai para mais de 30 anos mas recentemente regressado à vida política portuguesa, a direita portuguesa atravessa o seu momento mais patético. Sem líder, sem partido, sem projecto, em breve sem votos!!

 

Os títulos académicos do PM

O título académico do PM é absolutamente irrelevante e só é tema num país em que ser doutor é uma obsessão (e professor doutor como título supremo). Em Espanha são todos "senhores/senhoras" e no mundo anglo-saxónico "Mr/Ms" e nada dos títulos académicos que só devem ser utilizados no contexto universitário. É portanto patético aquilo que o Público publica sobre o tema e tem toda a razão o PM quando diz que é lastimável. A única razão para esta investigação seria demonstrar que o PM mentiu deliberadamente ao eleitorado, e sendo um mentiroso, haveria razões para duvidar da sua idoneidade. Ora não existindo nenhuma evidência dessa mentira deliberada tudo o resto é mesquinho e irrelevante!

PS Infelizmente parece que o PSD decidiu ir na onda.

quarta-feira, março 21, 2007

 

Afinal Maridos Não Substituem Mulheres no TC

Segundo o Público, afinal os maridos não vão ser membros do TC. Os seis eleitos já estão escolhidos pelo PSD e PS. Tal como na nomeação do novo PGR, deve-se saudar este momento de transparência e accountability da democracia portuguesa. Nada de audição parlamentar que é sinal de democracias pouca desenvolvidas, negociações e pactos secretos, acordos de gabinete entre os dois maiores partidos como é próprio das democracias consolidadas!!

 

Eticamente Superiores & Inferiores

Na defesa da nova lei de memória histórica que a Generalitat quer aprovar, um dos porta-vozes da esquerda catalã justifica um conjunto de opções com a superioridade ética da esquerda. Não causou estranheza este argumento, mas parece-me uma das razões profundas pela qual a democracia em Espanha como em Portugal é muito pouco democrática. No fundo, somos todos iguais, mas há uns mais iguais que outros, uns são eticamente superiores e os outros são eticamente inferiores, independentemente do valor das ideias e dos votos. Mesmo quando se assassina ou se violam os direitos humanos, uns fazem-no de forma eticamente superior e outros eticamente inferior. Tudo muito próximo do pensamento totalitário. Somos realmente aqui na península ilustres descendentes da Revolução Francesa (um acontecimento histórico abjecto e humanamente repulsivo) e não da Gloriosa Revolução de 1688. Chegámos à democracia parlamentar com 300 anos de atraso e ainda assim não somos todos iguais!!

 

Maridos substituem Mulheres no TC

Alguém imagina o NYT a anunciar como o DN: Husbands replace Wifes in the Supreme Court?
É a comunicação social que temos, é o TC que temos, é a elite que temos!

terça-feira, março 20, 2007

 

Dura Realidade

De vez em quando lá ficamos a saber que a dura realidade está bem longe da retórica política e que os nossos grandes líderes não sabem fazer o trabalho de casa (mas sabem impressionar o patego local com discursos de grandes visões para a Europa). Deve ser porque estão mal pagos... Espera, não pode ser... os políticos espanhóis estão ainda pior e no entanto a sua produtividade parece ser superior!!

segunda-feira, março 19, 2007

 

Salário dos Cargos Políticos

De vez em quando, mais do mesmo. Contudo erros de análise tão grosseiros ficam mal em que se considera especialista em economia. O que é relevante é o NPV dos ingressos totais, e não a remuneração mensal bruta (e duvido muito que esse valor actualizado seja tão baixo). Segundo, a relação entre a remuneração e a produtividade (qualidade neste caso concreto) só tem sentido em mercados abertos e concorrenciais, e não num oligopólio fechado como é a política portuguesa totalmente controlada pelos partidos políticos. Nesse caso a remuneração acrescida não é um salário, mas uma renda. Alguém acha que se desde 1990 o salário mensal dos altos cargos políticos fosse o triplo do que se pagou, hoje teríamos uma elite política mais competente e mais qualificada? Não temos essencialmente a mesma elite dos últimos 30 anos?

quinta-feira, março 15, 2007

 

Gestão da Justiça

Do faz-de-conta à dura realidade: Tribunal de Contas arrasa as contas da Justiça!

domingo, março 11, 2007

 

História comum a 27

Projecto europeu da História única a 27: puro fascismo intelectual.

terça-feira, março 06, 2007

 

Decisão do TS Espanhol

"No existe estafa cuando alguien acude a médium, magos, echadoras de cartas o falso adivinos (...) el ciudadano medio de nuestra sociedad, tiene un nivel de información sobre estas enfermedades [cáncer] y sus características, que difícilmente puede alegar confianza racional en poderes paranormales."

This page is powered by Blogger. Isn't yours?