quarta-feira, julho 13, 2005

 

O Contraste

Dia 12 de Julho de 2005
Portugal: Sua Excelência, o Presidente da República, recebe um conjunto de especialistas em temas europeus (quer dizer, personalidades que a comunicação social portuguesa decidiu serem especialistas em temas europeus, mas que na sua grande maioria são ignorados fora de Portugal, não têm um curriculum internacional na matéria, não se lhes conhece publicação internacional dos seus trabalhos, e apenas repetem banalidades e vacuidades que publicam nos jornais portugueses) para discutir a melhor forma de potenciar a posição portuguesa. Atenção mediática nacional: razoável; Benefício para os participantes: razoável visibilidade; Benefício para os portugueses: nenhum; Efeitos e consequências práticas: nenhumas.

Espanha: Sua Alteza Real, Don Felipe de Borbón, reúne com todos os directores dos Institutos Cervantes para analizar o êxito nos Estados Unidos e no Brasil onde o espanhol acaba de ser declarado idioma de ensino obrigatório. O objectivo da reunião é definir uma estratégia de médio prazo de forma a potenciar os interesses espanhóis e expandir a influência e cultura espanhola fora do mundo hispânico tendo o êxito brasileiro como modelo.
Atenção mediática nacional: diminuta; Benefício para os participantes: nenhuma visibilidade; Benefício para os espanhóis: razoável; Efeitos e consequências práticas: bastantes.

Conclusão: Portugal está onde está (isto é, num processo continuado de empobrecimento para pelo menos dez anos), não por culpa da sua elite, mas por obra e graça de N.S. Jesus Cristo. Espanha está onde está (isto é, num processo de afirmação como média potência geoestratégica) porque são idiotas e querem vingar Aljubarrota.

Comments:
Por esta e por outras é que era um acérrimo defensor da "União Ibérica", ainda antes da União Europeia.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?