terça-feira, setembro 27, 2005

 

Magistraturas em Portugal (II)

Compare-se a informação nas webpages do Conselho Superior de Magistratura (http://www.conselhosuperiordamagistratura.pt/), do Consejo General del Poder Judicial (http://www.poderjudicial.es/eversuite/GetRecords?Template=default), do Canadian Judicial Council (http://www.cjc-ccm.gc.ca/article.asp?id=5), e o comité de Judicial Appointments no Department for Constitutional Affairs (http://www.dca.gov.uk/appointments.htm). A diferença entre avaliação, monitorização e participação positiva no processo de reformas e pura conversa de café fica evidente. Em vez de perder tempo a discutir as férias judiciais, seria bem mais interessante repensar todo o CSM.

Comments:
Caro Nuno, se é verdade que o sistema Português não funciona, não quer dizer que as instituições homologas de outros países, apesar da boa publicidade que possam fazer, funcionem bem. O facto de ter ideias, opiniões, expressá-las correcta e coerentemente não quer dizer nada. Temos que ir mais ao âmago da questão. Por exemplo, no caso espanhol, qual o grau de independência face ao poder político? E não me refiro apenas à independência manifestada em Real Decreto ou coisa que o valha... refiro-me à praxis (prática) decisória! Se uma decisão interessa à Moncloa, a probabilidade de vir a ser adoptada pelas ditas instituições independentes é bastante alta! Basta olhar atentamente para a história e ver que assim é. Isto só lá vai mesmo com uma ditadura, e um bom désputa!
Abraço,
RoberAldea
 
Olá Nuno,

só te queria deixar um abraço e manifestar o meu total apoio. Estes advogados e juízes são uma cambada de filósofos, sem capacidade de iniciativa, gente adormecida, e que só querem é férias. Onde está o nosso saudoso homem de St. Comba?
Terás também o meu apoio se quiseres tu tomar a iniciativa e avançar para tomar conta dos destinos desta xafarica! Um Homem como tu não pode ficar na sombra. Um Homem como tu tem que dar a cara! Um Homem como tu tem que FAZER e não apenas dizer.
Aceita um abraço do
Miguel Passos Morgado
 
Numa DEMOCRACIA FORTE o PODER JUDICIAL é FORTE, e sendo como parece um iberal espanta-me o que diz da justiça: a ignorãncia prolifera. Já entrou num tribunal ? Já assistiu a algum julgamento ? Se calhar foram vários e você não percebeu...
 
pós impressionante. Realmente gostei de ler seus posts.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?