segunda-feira, março 06, 2006

 

Atrapados na pré-história

As últimas intervenções de vários comentadores e decisores de política sobre a Justiça deixa-me esta dúvida: porque mesmo no plano do debate das ideias, vivemos atrapados na pré-história... como se a ciência jurídica em Portugal tivesse ficada paralisada nos anos 60.

Somos francamento maus em investigação e desenvolvimento, mas pelo menos não estamos nos anos 60 nas engenharias, na matemática, nas ciências da vida, na economia e na gestão... mas nas ciências juridicas assim é... digamos que o direito europeu em vez do direito ultramarino; o direito constitucional é uma espécie de direito corporativo em ponto grande; mas tudo o resto sigue igual...

Comments:
Tanto que eu gostava de dizer sobre este tópico... mas o melhor é conter-me! É que ainda vem aí um leitor que personalize as referências e com a habitual falta de freios e contrapesos nas faculdades de direito (onde a lei NUNCA se cumpre - pasmem-se!), ainda me cacelam a emissão do diploma de curso.

De qq maneira, recomendo, por razões de higiene mental, a leitura da p. 15 do livro "A metodonomologia entre a semelhança e a diferença. Reflexões problematizantes dos polos da radical matriz analógica do discurso jurídico" de Fernando Couto de Bronze, catedrático de direito em Coimbra. Recomendo que se preparem com antecedência, porque a experiência pode ser dura demais. Mas no fim, a recompensa é arrebatadora: aprendemos o que é a "higiene mental"!
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?