quarta-feira, junho 21, 2006

 

Freakeconomics é um marco na AED

Enquanto em Portugal o livro Freakeconomics (Freakeconomia) de Steven Levitt e Stephen Dubner foi descoberto recentemente e excitou alguns convertidos, nos Estados Unidos tornou-se realmente um marco histórico mas pelas piores razões. Um dos visados, John Lott, processou por difamação Steven Levitt, Stephen Dubner e a editora. O caso é complicado, diz respeito a manipulação de dados (o que em Portugal é coisa normal), plágio (tb. bastante comum no mundo académico português), e a utilização parcimoniosa do sistema de referees (este sim não um problema em Portugal já que é inexistente). Veremos como acaba.

Comments:
Freakonomics é um livro muito interessante porque mostra como a economis pode ser menos "dismal science" do que a sabedoria popular - e por vezes a técnica... - a fazem. A frase de Levitt "Se a ética diz como o mundo deveria ser, a economia explica como ele é" deveria ser uma referência obrigatória. No entanto, estamos perante literatura de aeroporto - boa literatura de aeroporto. E o tema do livro não é novo, há muita coisa mais apurada no mesmo género.

Quanto ao processo, pode ser apenas mais uma manifestação da cultura judicialista americana. Acho duvidoso que um académico como Levitt tenha escorregado tão primariamente. Mas já se viu casos semelhantes...
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?