quarta-feira, junho 14, 2006

 

Futeboladas

O campeonato do mundo do desporto mais deliciosamente fanático do mundo começou e já tem coisas para dar a pessoas com preferências radicalmente diferentes:
I. O campeonato desportivo:
FRAUDE. Portugal vence uma equipa formada sobretudo com jogadores das divisões inferiores do já de si pouco recomendável futebol nacional e a "elite futebolística" - Madaís, Catarros e companheiros de banda - festeja loucamente. Mas o seleccionador não gosta e diz que os críticos desconhecem o números de "gomos da bola". Um pensamento que merece uma abordagem multi-disciplinar.
CINZENTO. O "quadrardo mágico" de Parreira - Ronaldo, Ronaldinho, Káká e Adriano - deu poucas mostras de magia num jogo medíocre contra os Croatas. Estamos todo em sintonia quando vemos que a este Brasil pode bem acontecer o que aconteceu às estrelas de Tele Santana em 1982?
CONTRASTES. A República Checa, apesar das humildes palavras de contenção de Nedved, continua a encantar, depois do Euro em terras lusas. O contraste é uma França que canta de galo mas nos últimos 4 anos é a galinha dos ovos podres.
II. O campeonato da boçalidade:
POLÍTICA: Lula da Silva, que se reúne em videoconferência com a selecção para debater as últimas dos treinos bidiários dos "canarinhos", quer saber se Ronaldo está gordo. Ronaldo estava adoentado e não compareceu, respondendo os colegas que "o cara está legal". "El gordo" não gosta e sugere que Lula é bêbado. O Presidente atemoriza-se e pede desculpa a Ronaldo, insistindo que não "queria ofender «o fenómeno»". No fim da história, mais uma videoconferência onde o camarada Lula e os jogadores do "escrete" contam as últimas do futebol e, quem sabe, da política!
CIDADANIA: Sampaio regressou - eu não tinha saudades...- e foi visitar os "tugas" ao centro de estágio. À saída declarou aos jornalistas que no fim do jogo com Angola demorou duas horas até se sentar para comer um Big Mac e beber uma Coca-Cola. E achou duas coisas notáveis: a) que um Presidente português tem de fazer cara de enjoado quando Portugal marca um golo (Cavaco, neste particular, deve ter rejubilado: não tem de representar!) e b) que o Big Mac marca um regresso à cidadania, o que por outras palavras significa que, pela ordem natural das coisas, o Presidente come espargos verdes com salmão fumado e os cidadãos comem fast-food.
CORRUPÇÃO: Pela enésima vez, o Sr. Blatter, Presidente dessa casa de batota que se chama FIFA, é acusado de estar envolvido num esquema de corrupção. Há fumo sem fogo, mas tanto fumo sem fogo é obra! Da "bota" da Europa, por outro lado, continuam a chegar notícias que envolvem árbitros, clubes e jogadores de futebol num esquema megalómano - e com efeitos agregados irracionais! - de corrupção. A Itália não deixou de ganhar ao Gana, mas o escândalo aquece os ânimos. E o árbitro designado para o mundial teve de ser substituído por ter sido envolvido na salgalhada do "Calcio".
Futeboladas para todos os gostos. Pergunta: Há outro fenómeno social como este? Talvez: a popularidade de José Sócrates...

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?