segunda-feira, agosto 14, 2006

 

Do Antisemitismo ao Islamofobismo

A crise do Líbano e os atentados frustrados de Londres e lá temos o antisemitismo e o antiamericanismo, numa simbiose de vítimas da opressão capitalista, a imperar nos blogs e nos artigos da esquerda em Portugal e na Europa geral, desde a versão primária da esquerda radical à versão sofisticada da ex-esquerda radical. Já não se via tanto ódio e frustração desde a guerra do Iraque.

Mas à direita a dinâmica é bem mais interessante. Porque o antisemitismo e o antiamericanismo da direita corta entre gerações, entre a direita conservadora, tradicional e francófona, gaullista, os homens do passado em Portugal, Espanha, França, Béligica e Itália, e a direita neoliberal de inspiração anglo-saxónica, a nova geração em Portugal, Espanha, França, Bélgica e Itália (a mesma direita que já chegou ao poder em muitos dos países de Leste). Claramente isso significa que a Europa vai mudar nos próximos anos (nem a esquerda mais optimista pensará que a nova direita estará eternamente afastada do poder). Muito possivelmente vamos começar a ler que a direita neoliberal é islamofóbica. Sobre isso, recomendo este artigo de um autor muçulmano.

Comments:
i dont know what you wrote.

i just want to say: i love fernando pessoa.
 
A última da esquerda, muito activa em França, é a protecção da memória... de acordo com o que sei - mas vou investigar - um afamado historiador francês foi condenado, ou está em vias de o ser, por ter escrito um livro em que afirmava que sem a cumplicidade nativa, a escravatura teria sido impossível. Argumento jurídico: CRIME CONTRA A MEMÓRIA COLECTIVA! Por estas avenidas se passeia a academia francesa...
 
O problema frances, e europeu, e' a forma como o politicamente correcto criou um monopolio no mercado das ideias. Os resultados comecam a estar 'a vista. Ate' nas humanidades, os EUA sao agora uma potencia muito 'a frente da Europa. Infelizmente para Portugal a elite que nos governou durante 30 anos foi de formacao francofona, alias como a elite da ditadura. so' agora comecamos a ter uma elite de formacao anglofila.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?