domingo, julho 15, 2007

 

Intercalares: Vivem noutro Mundo?

Abstenção: 62.61%; Candidato do Establishment não chega aos 30%: 29.54%; Partidos do Establishment não chegam aos 49%: 48.98%; Partidos & Candidatos com Discurso Anti-Establishment (Uns mais Populistas que Outros): 33.72%; Todos os Partidos do Regime Perdem Votos: PS (mais de 17 mil), PSD (quase 90 mil), CDU (mais de 13 mil) e CDS (mais de 9 mil).

Contudo a noite eleitoral segue o guião do regime. Como se uma democracia onde só vota 38% fosse uma democracia de qualidade; como se uma vez mais as eleições não mostrem um cansaço da cidadania com os partidos e o regime. Mas os comentadores do regime não vêem nem falam disso. Nem os jornalistas do regime. Palavra proibida de mencionar: legitimidade.

Próximos capítulos do guião: que coligação governará Lisboa? como se vão distribuir os espólios da vitória? o que acontecerá no PSD e no CDS? serão os 30% de Costa o fim da maioria absoluta de Sócrates ou o princípio de uma nova maioria?

Do que não se vai falar: uma reforma profunda do sistema político-constitucional que possa salvar o regime do declínio e da podridão em que se encontra.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?